De acordo com anatc, a BR-381 em Minas Gerais passa a contar, a partir deste sábado (27), com a cobrança eletrônica de pedágio no modelo free flow, ou livre passagem. O sistema elimina a necessidade de praças físicas e cancelas, garantindo maior fluidez no tráfego e eficiência na arrecadação.
Primeiros pórticos já em operação
Os dois primeiros pontos de cobrança eletrônica foram instalados em Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270). Neles, câmeras e sensores registram a passagem dos veículos, gerando a cobrança automática sem a necessidade de paradas.
O projeto faz parte da concessão da rodovia à Nova 381, iniciada em fevereiro, que prevê R$ 9,3 bilhões em investimentos em melhorias de infraestrutura. Em apenas seis meses de gestão, já foram aplicados cerca de R$ 319,7 milhões.
Com isso, a BR-381 se torna a primeira rodovia federal concedida no Brasil a implantar 100% do pedágio na modalidade eletrônica, reforçando seu papel estratégico para o escoamento de produtos agrícolas, minerais, pecuários e industriais.
Regras de cobrança e isenções
A cobrança no modelo livre passagem foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em setembro, após mudanças na metodologia de precificação. Agora, a União assume 90% dos riscos de inadimplência, enquanto às concessionárias cabe os 10% restantes.
O sistema mantém isenções previstas em contrato: ambulâncias, veículos oficiais, do corpo diplomático e motocicletas não pagam tarifa.
Uma das preocupações é o risco de evasão, que segue em debate no Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei 4.643/2020. A proposta discute desde anistias a devedores até ajustes na regulamentação para fortalecer a segurança jurídica do modelo.
Facilidade no pagamento
Para atender motoristas que não possuem dispositivos automáticos de cobrança, a concessionária instalou 25 terminais de autoatendimento ao longo do trecho, entre Caeté e Governador Valadares. Os equipamentos estão localizados em postos de combustíveis, restaurantes e nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
Locais de pagamento presencial
| Empresa / Estabelecimento | Município | Pista | Km |
|---|---|---|---|
| Posto Beija–Flor | Belo Horizonte | Leste | 447 |
| Posto Shell 65 | Bom Jesus do Amparo | Leste | 394 |
| Belleus Lanches | São Gonçalo do Rio Abaixo | Leste | 374 |
| Posto Graal 5 Estrelas | João Monlevade | Leste | 352 |
| Restaurante Recanto do Bananal | Antônio Dias | Leste | 290 |
| Restaurante Mexidão | Jaguaraçu | Leste | 272 |
| Posto Faisão | Ipatinga | Leste | 250 |
| Parada Guanabara | Belo Oriente | Leste | 215 |
| Posto Ipiranga Gaúcho (Restaurante Encantado) | Naque | Leste | 207 |
| Restaurante Garapa 381 (Churrascaria Estrada Real) | Governador Valadares | Leste | 169 |
Bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
| Unidade | Município | Km |
|---|---|---|
| SAU 1 | Governador Valadares | 164 |
| SAU 2 | Naque | 206 |
| SAU 3 | Santana do Paraíso | 242 |
| SAU 4 | Antônio Dias | 296 |
| SAU 5 | João Monlevade | 347 |
| SAU 6 | São Gonçalo do Rio Abaixo | 379 |
| SAU 7 | Sabará | 437 |
Novos pórticos previstos
De acordo com o contrato de concessão, mais três pórticos free flow devem ser inaugurados em breve, com datas ainda não definidas pela ANTT:
- Jaguaraçu (MG) – km 280+150
- Belo Oriente (MG) – km 227+500
- Governador Valadares (MG) – km 176+550
Expansão em outros estados
O modelo de pedágio eletrônico não é exclusividade de Minas Gerais. A BR-101 (Rio-Santos) já utiliza a tecnologia desde 2023, em trecho entre Paraty e Itaguaí (RJ). No âmbito estadual, São Paulo e Rio Grande do Sul também adotaram o sistema.
O governo paulista, por exemplo, planeja implantar 58 pontos de cobrança eletrônica até 2032. Apenas este ano, oito novos pórticos estão previstos, incluindo um no Rodoanel e outros em estradas da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.
Rodovias recém-concedidas, como a Raposo Tavares, também já têm pórticos programados em contrato para a próxima década.
Impacto e perspectivas
Segundo a ANTT, o avanço do free flow no Brasil busca modernizar os pedágios, reduzir filas e aumentar a fluidez. Além disso, a medida está alinhada a soluções mais sustentáveis para a infraestrutura rodoviária.
O início da operação na BR-381 simboliza um marco para o setor de concessões rodoviárias no país, servindo como modelo de eficiência para futuras implementações em estradas federais e estaduais.
Para mais detalhes, consulte o portal oficial da ANATC.






