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BR-381 adota pedágio eletrônico em Minas com sistema de livre passagem

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Pedágio Nova381
© Nova381/Divulgação

De acordo com anatc, a BR-381 em Minas Gerais passa a contar, a partir deste sábado (27), com a cobrança eletrônica de pedágio no modelo free flow, ou livre passagem. O sistema elimina a necessidade de praças físicas e cancelas, garantindo maior fluidez no tráfego e eficiência na arrecadação.

Primeiros pórticos já em operação

Os dois primeiros pontos de cobrança eletrônica foram instalados em Caeté (km 411,850) e João Monlevade (km 345,270). Neles, câmeras e sensores registram a passagem dos veículos, gerando a cobrança automática sem a necessidade de paradas.

O projeto faz parte da concessão da rodovia à Nova 381, iniciada em fevereiro, que prevê R$ 9,3 bilhões em investimentos em melhorias de infraestrutura. Em apenas seis meses de gestão, já foram aplicados cerca de R$ 319,7 milhões.

Com isso, a BR-381 se torna a primeira rodovia federal concedida no Brasil a implantar 100% do pedágio na modalidade eletrônica, reforçando seu papel estratégico para o escoamento de produtos agrícolas, minerais, pecuários e industriais.

Regras de cobrança e isenções

A cobrança no modelo livre passagem foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em setembro, após mudanças na metodologia de precificação. Agora, a União assume 90% dos riscos de inadimplência, enquanto às concessionárias cabe os 10% restantes.

O sistema mantém isenções previstas em contrato: ambulâncias, veículos oficiais, do corpo diplomático e motocicletas não pagam tarifa.

Uma das preocupações é o risco de evasão, que segue em debate no Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei 4.643/2020. A proposta discute desde anistias a devedores até ajustes na regulamentação para fortalecer a segurança jurídica do modelo.

Facilidade no pagamento

Para atender motoristas que não possuem dispositivos automáticos de cobrança, a concessionária instalou 25 terminais de autoatendimento ao longo do trecho, entre Caeté e Governador Valadares. Os equipamentos estão localizados em postos de combustíveis, restaurantes e nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Locais de pagamento presencial

Empresa / Estabelecimento Município Pista Km
Posto Beija–Flor Belo Horizonte Leste 447
Posto Shell 65 Bom Jesus do Amparo Leste 394
Belleus Lanches São Gonçalo do Rio Abaixo Leste 374
Posto Graal 5 Estrelas João Monlevade Leste 352
Restaurante Recanto do Bananal Antônio Dias Leste 290
Restaurante Mexidão Jaguaraçu Leste 272
Posto Faisão Ipatinga Leste 250
Parada Guanabara Belo Oriente Leste 215
Posto Ipiranga Gaúcho (Restaurante Encantado) Naque Leste 207
Restaurante Garapa 381 (Churrascaria Estrada Real) Governador Valadares Leste 169

Bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Unidade Município Km
SAU 1 Governador Valadares 164
SAU 2 Naque 206
SAU 3 Santana do Paraíso 242
SAU 4 Antônio Dias 296
SAU 5 João Monlevade 347
SAU 6 São Gonçalo do Rio Abaixo 379
SAU 7 Sabará 437

Novos pórticos previstos

De acordo com o contrato de concessão, mais três pórticos free flow devem ser inaugurados em breve, com datas ainda não definidas pela ANTT:

  • Jaguaraçu (MG) – km 280+150
  • Belo Oriente (MG) – km 227+500
  • Governador Valadares (MG) – km 176+550

Expansão em outros estados

O modelo de pedágio eletrônico não é exclusividade de Minas Gerais. A BR-101 (Rio-Santos) já utiliza a tecnologia desde 2023, em trecho entre Paraty e Itaguaí (RJ). No âmbito estadual, São Paulo e Rio Grande do Sul também adotaram o sistema.

O governo paulista, por exemplo, planeja implantar 58 pontos de cobrança eletrônica até 2032. Apenas este ano, oito novos pórticos estão previstos, incluindo um no Rodoanel e outros em estradas da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.

Rodovias recém-concedidas, como a Raposo Tavares, também já têm pórticos programados em contrato para a próxima década.

Impacto e perspectivas

Segundo a ANTT, o avanço do free flow no Brasil busca modernizar os pedágios, reduzir filas e aumentar a fluidez. Além disso, a medida está alinhada a soluções mais sustentáveis para a infraestrutura rodoviária.

O início da operação na BR-381 simboliza um marco para o setor de concessões rodoviárias no país, servindo como modelo de eficiência para futuras implementações em estradas federais e estaduais.

Para mais detalhes, consulte o portal oficial da ANATC.

 

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